Blog
The fallacy of Coimbra’s Protocol lack of evidence
I hope I was able to share a clear view into the science behind the use of vitamin D in the treatment of autoimmune conditions and why the Coimbra Protocol is a evidence-supported option to achieve the ultimate goal: helping millions of patients in their quest to a better health.
Q: “Em que se manifesta o desgaste biológico das glândulas supra-renais?”
Dito de uma forma simples, o Burnout é o estado “final” de um quadro caracterizado por uma incapacidade de os nossos sistemas actuarem de forma adequada às circunstâncias.
Controlar a inflamação pode aumentar a esperança de vida
A inflamação silenciosa é um dos pontos fundamentais de qualquer tratamento na Medicina Funcional. Descobrir o que pode estar a causar inflamação e controlá-la pode ser a chave para a diminuição de muitos sintomas e até prevenção de diversas doenças.
Melhor alimentação e mais exercício beneficia diabéticos e obesos mais velhos
O papel do médico moderno não é mais simplesmente prescrever o melhor medicamento para cada doença. O médico tem de ir mais longe, descobrir as causas dos problemas e ajudar a resolvê-los e em casos como a diabetes já instalada, fazer recomendações o mais naturais possíveis.
Valores de vitamina D inversamente associados com inflamação em pacientes com colite ulcerosa
A média da concentração de vitamina D foi de 21.8 ng/mL. Foi verificada uma associação inversa entre os níveis de vitamina D e a inflamação. Uma concentração de menos de 20ng/mL foi associada a menor expressão do receptor da vitamina D, menor integridade da mucosa e maiores níveis de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α e IL-8).
A causa da fadiga crónica pode estar no seu intestino e não na sua cabeça
Os investigadores não puderam definir se as alterações são causa ou consequência, mas de qualquer forma deram já boas pistas para que a a flora intestinal seja avaliada e corrigida.
Death By Email
The convenience of emailing will have a big toll in our bodies, brains and minds with significant impact in our society. We can definitely have too much of it. We can have Death By Email.
Alexandra, 49 anos, Lisboa, PT
Success on the Coimbra Protocol
In the fight against autoimmunity, any positive change not matter how big it is should be considered a win and should be considered a sign of success.
The Coimbra Protocol doesn’t help everyone. Most but not everyone.
The Coimbra Protocol is, to my knowledge, the best therapeutic option to fight autoimmunity. It is not a straight road to recovery though, as some testimonials may portray: it has a lot of ups and downs, twists and turns, and sometimes dead-ends. Thousands of patients have felt its effects but there are those who didn’t feel it.
It should be acknowledged that the Coimbra Protocol doesn’t help everyone.
O Mito de Comer de 3 em 3 horas
Como é possível que se defenda que, para perder peso, se deve comer de 3 em 3 horas!??!?!
Não é fácil de perceber que fazê-lo é impedir a perda de peso?
Sinal do sucesso
Tinha perdido tanto peso, tanto volume que até os aviões low-cost passaram a ser confortáveis!!!
Porque me peso todos os dias - parte 3
Depois de o começarmos a fazer, passamos a adorar o feedback diário que a balança nos dá!
Porque me peso todos os dias - parte 2
Avaliar o peso todas as manhãs permite que olhemos para o que aconteceu de diferente no dia anterior que possa ter causado esse impacto, seja positivo ou negativo.
Porque me peso todos os dias - parte 1
A oscilação do peso matinal mostra o impacto de algo que possa ter ocorrido no dia anterior num processo crucial para deixar de ser obeso: a inflamação.
Os primeiros passos para deixar de ser obeso - parte 7
É fundamental pesar-se todos os dias, festejar as pequenas vitórias, perceber o que estamos a fazer de certo e de errado, ajustar para continuar no caminho de deixar de ser obeso
Os primeiros para deixar de ser obeso - parte 6
Não é justo que um obeso, depois de ter tido a coragem de começar e embarcar nessa odisseia, depois de ter assumido esse compromisso consigo, decida seguir um plano alimentar saudável e ajustado e que falhe porque há alimentos que não são o que parecem e que vão ter um efeito nefasto na sua saúde.
Os primeiros passos para deixar de ser obeso - parte 5
Atenção aos mais sensíveis: as próximas três afirmações são muito controversas e podem ferir susceptibilidades.
Os primeiros passos para deixar de ser obeso - parte 4
Os primeiros passos para deixar de ser obeso - parte 3
A obesidade não é apenas uma condição caracterizada por acumulação excessiva de gordura. É reconhecidamente também uma condição inflamatória, o que significa que há um papel activo das células imunitárias.