Blog
Human Performance Optimization
TODOS • MEDICINA FUNCIONAL INTEGRATIVA • PROTOCOLO COIMBRA • BECOME X OBESE • HUMAN PERFORMANCE OPTIMIZATION • BURNOUT • TESTEMUNHOS
A campanha a favor da dieta vegetariana como salvadora da civilização mundial não perdeu fulgor ao longo dos anos. Provavelmente, ganhou fôlego com os documentários, personalidades e influencers que a advogam e que juram ser capaz de salvar o planeta e a nossa saúde. Tudo o que possa melhorar a saúde e performance tem o meu interesse máximo. Tentei avaliar o seu mérito, tendo chegado a algumas conclusões Leia antes de começar (ou continuar) neste barco.
O burnout surge quando deixamos de funcionar. Não por falta de vontade mas simplesmente porque deixou de o conseguir fazer. Este parece ser o lado escondido que passa despercebido. Mas pode ser a chave para o recuperar.
Falar sobre nutrição e alimentação nos dias que correm é entrar numa guerra violenta. Apesar disso, decidi mergulhar na história, na ciência e nos argumentos para responder a uma questão: é o melhor para a saúde e performance? Neste primeiro texto, debruço-me na história da pirâmide alimentar e de como fomos provavelmente enganados.
É a altura das frases feitas, ao ponto de ser cansativo. Mas não deixa de ser verdade: se os próximos anos serem melhores do que os que já passaram, é porque o melhor já passou. E eu recuso-me a que isso seja verdade!
Será que fracturas graves de atletas como Dak Prescott e Conon McGregor poderiam ter sido evitadas se eles tivessem a sua vitamina D otimizada?
Como a eliminação de intolerâncias da dieta podem ter ajudado Lucy Charles-Barclay a sagrar-se finalmente campeã mundial de Ironman 70.3
A origem do equívoco nasce por se assumir que o corpo não age porque a mente não quer. Depreende-se que é esse o problema: a mente não querer. Confunde-se muitas vezes a fadiga, a alteração do sono e frustração que se sente por o corpo já não responder como respondia, e de não ser capaz de executar como em tempos foi, como sintomas de depressão e ansiedade.
Burnout is not a lack of will, motivation or drive. It is not a depressive state and, therefore, not treatable with antidepressants.
Burnout is just a drained state affecting those who pushed too much for too long in pursue of their goals, dreams and ambition.
Dito de uma forma simples, o Burnout é o estado “final” de um quadro caracterizado por uma incapacidade de os nossos sistemas actuarem de forma adequada às circunstâncias.
Os investigadores não puderam definir se as alterações são causa ou consequência, mas de qualquer forma deram já boas pistas para que a a flora intestinal seja avaliada e corrigida.
The convenience of emailing will have a big toll in our bodies, brains and minds with significant impact in our society. We can definitely have too much of it. We can have Death By Email.
Não lhe vou dizer para dormir mais - isso já deverá ter ouvido. O que não saber é que, mais importante do que as horas de sono, é a sua qualidade e rentabilidade. Deixo-lhe três estratégias ou biohacks para conseguir dormir melhor e recuperar mais, mesmo mantendo as mesmas horas de sono.